Dicas para visitar um doente...


Dicas para visitas á um doente

A pessoa doente sempre se sente ameaçado, agredido e tem sua alto-imagem ferida, Sente dificuldade em se interessar por outro assunto que não seja sobre a sua doença. Sente-se às vezes só no meio da multidão, perde-se energia física, fica dependente, às vezes chora com facilidade, é sua emoção que está á flor da pele, ás vezes até se irrita com pessoas próximas, sendo que muitos não aceitam a doença e o modo da terapia, é natural. Idosos  geralmente deixam-se levar pelo sentimento  de inutilidade,ocasionando muitas vezes a depressão e até a morte.Estudos mostram que quanto mais elevado for o grau de instrução da pessoa,maior será sua dificuldade em aceitar a doença.

É preciso dar ao doente segurança, esperança para que ele encare  a doença com realidade e não com medo.Não devemos olhar o doente com piedade exagerada,transformando-o em uma vítima do destino,muito menos transmitir uma mensagem de desânimo ao enfermo.

Veja alguns conselhos que lhe dou:

1°- Descobrir o sofrimento do outro é aceitar o próprio sofrimento.

2°- Só podemos ajudar o outro quando também aceitamos ser  ajudados.

3°- A ajuda propõe-se, não se impõe.

4°- Devemos sentir quando somos desejados e quando somos importunos, quando somos esperados e quando devemos ir embora. (Não fique o tempo exagerado na visita incomodando o doente)

5°- Há doentes que preferem o silêncio  e o sossego,respeite isso.

6°- Não se julgue importante, o melhor Cristão, não dê conselhos vazios, fórmulas prontas, evite usar termos como  “COITADO / SEJA RESIGNADO/ ESTA É A SUA CRUZ/ CRIE CORAGEM /É O NOSSO DESTINO/ DEUS QUIS ASSIM/ CONHEÇO PESSOAS QUE JÁ MORRERAM POR CAUSA DISSO”/ e por aí vai... Apenas escute.

7°- Na relação com o doente seja simples, sincero e fraterno.

8° - A doença faz parte da vida, todos nós estamos sujeitos á este fato, existem muitos tratamentos revolucionários hoje em dia, a medicina está cada vez mais moderna, ficar doente não significa que iremos morrer á qualquer momento, não aja assim com quem está adoecido,seja solidário,dê sua presença amiga, não seja portador de más notícias.

Simples conselhos que fazem toda diferença para quem está frágil!!!

Jean C. de Andrade, escritor, poeta e Ministro da Eucaristia.

Comentários

  1. Jean, estou te seguindo. Gostei de seu blog, obrigado por visitar o meu. Acho importante divulgarmos as obras um do outro. Conte comigo.
    Ah, desculpa a foto. É a melhor que tenho. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ulisses,estamos juntos nessa rsrsrsr com certeza se nos unirmos em divulgação,muitos leitores conhecerão nossos trabalhos,abção companheiro,não esquenta com a foto não, o importante é ter saúde (Risos) brincadeirinha!! :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA NO SUL DE MINAS

A Batalha dos Anjos

Mulher Brasileira