Escritor e Poeta Jean C. de Andrade

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

HOMENAGEM AO ESCRITOR NEWTON NORONHA

No dia 26 de Dezembro de 2010 aconteceu um lançamento em Estiva MG do livro "Estiva que conheci e aprendi a admirar" do escritor e amigo Newton Alfredo Ribeiro de Noronha,lançamento da qual estive presente e declamei esta simples hmenagem.
HOMENAGEM
Boa tarde á todos! Quando me convidaram para dizer algumas palavras para homenagear o Senhor Newton Alfredo Ribeiro de Noronha este escritor extraordinário, no mesmo momento eu pensei...  Minha Nossa!!! O que direi?
Homenagear uma pessoa que é importantíssima para cultura de Estiva, uma pessoa que tem em seus maiores talentos a arte de ensinar, pois é um excelente professor, músico, escritor, poeta e tantas qualidades que são inúmeras para serem citadas neste momento.
Gostaria de agradecer este escritor que tenho em meu coração como grande amigo e responsável também para que eu realizasse o meu sonho de publicar meu primeiro livro, pois eu havia já escrito, mas não sabia como e onde publicar, Seu Newton Noronha foi quem me deu todas as coordenadas, me deu os toques, de como se faz a diagramação e a montagem de um livro para que ele se torne interessante para leitura e ainda me indicou a editora Clube de Autores onde também publiquei meus livros que após o primeiro com a ajuda de Seu Newton já publiquei quatro livros também na mesma editora. Por tudo isto tenho maior honra de estar aqui hoje e dizendo algumas palavras para este amigo querido...
Professor...
 As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.

Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um SIMPLES PARABÉNS,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.

Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.

Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.

E para encerrar...
OUTRO POEMA PARA SEU NEWTON
Tivemos conhecimento,
Daquilo que era esperado,
Ter o 'júri' a contento,
Decidido e aprovado.

Tem prestígio, tem valor,
A escrita do meu Amigo.
Merecido e sem favor,
Foi o prémio atribuído.

Para os Amigos alegria,
Para o autor satisfação,
Ver que aquilo que escrevia,
Agradou, fez sensação.

Ficaremos a aguardar,
Seja em prosa ou poesia,
Que a obra vá aumentar.
E a crescer, dia após dia...


Cá esperamos de verdade,
Novos livros para ler.
Com um abraço de Amizade,
Dum Amigo, pode crer...



Jean Carlos de Andrade – 26/ 12/2010