Escritor e Poeta Jean C. de Andrade

quarta-feira, 20 de abril de 2016

RESPEITO AOS MAIS VELHOS:

Tive um ensinamento muito importante e essencial para o meu crescimento como ser humano, algo que aprendi com os meus pais, “RESPEITO AOS MAIS VELHOS”, respeitar mesmo quando não concordamos com as suas ideias. Devemos respeitá-los, não somente por seu tempo vivido, ou por fatos que por eles foram presenciados, pela história que aconteceu com eles antes mesmo da nossa existência. 

Democracia se dá também ao respeito pela escolha de cada um, quando se ataca um semelhante por suas escolhas, ideias ou crenças, estamos atacando a democracia e fazendo papel de ignorantes diante de uma comunidade inteira.

Ninguém é mais importante que o outro, todos somos filhos de Deus e consequentemente iguais em matéria, logicamente que alguns de nós se destaca pelo alto índice de conhecimento e inteligência, mas continuamos sendo seres limitados.

Estamos neste mundo em busca da perfeição, isto acontece a todo momento, através dos estudos e da própria vivência, adquirimos experiência de vida e também conhecimento, isto tudo através do tempo, sendo que caminhamos rumo à sabedoria.

Creio que neste mundo, por mais conhecimento que adquirirmos, ainda assim nos faltará muito para descobrir.

Nosso aprendizado continuará na próxima vida, pois estamos apenas concluindo uma parte do estágio, humildade é reconhecer que não estamos preparados para algo, ou seja, reconhecer o peso de nosso fardo.

Não é nenhuma vergonha reconhecer nossas limitações, isto é ser humano.

Sempre quando exponho minha opinião, deixo bem claro meu ponto de vista, não me importando assim ser mal compreendido.

Considero cada pessoa importante, alguns com mais inteligência, talvez com mais conhecimento, mas todos fazem parte da mesma espécie.

Mas o conhecimento e a vivência nos dão credibilidade e sabedoria, sendo que recebemos com isto, títulos, seja por formatura, escolha ou eleição.

Será assim um ser com propriedade capaz de liderar outros seres, mas nunca lhe foi dado o direito de se achar maior e mais importante que seu próximo, nunca lhe foi dado o direito de pisar em outra pessoa.

Por aqui passou há dois mil anos atrás, um homem cuja sabedoria se revelava em um nível extremamente superior, tudo ele sabia, suas respostas eram imediatas, talvez até de difícil compreensão, mas era certo e isto causou sua morte, uma morte de cruz.

Ele somente se mostrou muito mais inteligente que os demais de sua época, muitos deles que sustentavam títulos de grande importância, em poucas palavras, que se achavam os donos do mundo, Imperadores, Reis e Sumos Sacerdotes.

Em nenhum momento este homem se fez grande e superior diante das pessoas, não houve um só momento em que ele pisou em alguém, ao contrário, agia como o mais humilde dos seres, sendo que em uma ocasião, lavou os pés de seus amigos, pregou sobre o amor, a igualdade e se fez humilde até o fim.

Respeite as pessoas, veja suas limitações, não deixe que sua arrogância seja maior que a vida de seu semelhante, não deixe seu ego falar mais alto.

Seja humilde de coração, seja grande de mente, adquira sabedoria e faça a diferença, seja a esperança que o mundo precisa, use a sabedoria e a sua inteligência para o bem, respeite quem veio antes de você!

RESPEITE OS MAIS VELHOS!


(Escritor Jean C. de Andrade)