Escritor e Poeta Jean C. de Andrade

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Eclipse da Lua

Nesta quarta feira fria, fiquei observando do quintal de minha casa aqui em Estiva MG,um fenômeno raro, pois não acontece todo dia um espetáculo deste porte,que nos faz aplaudir de pé mais uma obra de Deus em sua infinita perfeição.Fiquei algum tempo paralizado olhando para o céu como quem rezava e admirava o escurecer da lua.Fotografei e admirei com gosto este fato lindo que muitos com certeza também viram.
A maioria dos brasileiros viu a Lua nascer eclipsada neste dia 15 de junho de uma quarta feira fria. O fenômeno ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com nosso planeta no meio. As regiões que poderam observar o eclipse do início ao fim estão na África, no Oriente Médio, na Ásia e na Oceania. A América do Norte não conseguiu ver o fenômeno. Os europeus, assim como os brasileiros, só viram o fim.
Na capital paulista, a Lua nasceu - coberta pela sombra da Terra - às 17h25. Dois minutos depois, o Sol  se pôs. Portanto, o satélite estava escuro, mas o crepúsculo ainda iluminava  o céu por alguns minutos. “O grande desafio para os observadores seria notar que a Lua  estáva lá. Ela estava bem apagada.
Este é um dos dois eclipses lunares deste ano, mas o único que foi visível para os brasileiros. O outro ocorrerá em dezembro. Além destes, teremos ainda dois eclipses solares, um em 1º de julho e outro em 25 de novembro. O próximo eclipse lunar que poderá ser visto no Brasil por completo está previsto apenas para setembro de 2015. Até lá!!!!






 


Foi ou não foi um Espetáculo????