Escritor e Poeta Jean C. de Andrade

sábado, 14 de maio de 2011

APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DE JEAN ANDRADE NA CÂMARA MUNICIPAL

Neste dia 12 de Maio de 2011 estive reunido com os vereadores na Câmara Municipal de Bom Repouso MG onde apresentei meus livros , em especial o livro VIVER EM BOM REPOUSO.A apresentação foi muito boa com ótima aceitação por parte dos Senhores Vereadores e do Presidente da Câmara, onde se foi discutido  a possibilidade de realizar um lançamento festivo em Bom Repouso MG.Gostaria de agradecer aqui neste espaço os Senhores Vereadores e ao Presidente da Câmara Municipal de Bom Repouso pela atenção que me deram,juntamente com o Senhor Prefeito Municipal Edmilson Andrade. Vejam a Apresentação na Íntegra:

                                                               APRESENTAÇÃO
Boa noite a todos, Senhores Vereadores e Senhor Presidente da Câmara. Primeiramente gostaria de agradecer por este espaço cedido e pela oportunidade de apresentar meus trabalhos. Todos aqui com certeza me conhecem pois sou filho de João Lucio de Andrade e de Maria de Fátima Andrade e sou  neto do Saudoso Zé Frozino que muito colaborou com a cultura de Bom Repouso atuando por muitos anos na Banda musical.
Bom! O real motivo de minha presença aqui hoje é o de apresentar meus livros publicados e que estão já sendo divulgados e vendidos a nível nacional.
Escrevi e publiquei quatro livros dos quais todos eles citam com muito orgulho nossa querida Bom Repouso.E todos eles eu fiz com recursos próprios.
Meu Primeiro livro se chama VIDA DE CAMINHONEIRO  livro este em que levei mais ou menos 15 anos escrevendo, pois se trata de um diário de bordo digamos assim.Nele eu retrato minhas histórias pelo Brasil afora como caminhoneiro,contando fatos alegres, divertidos e também tristes que ocorreram comigo ao longo de minha profissão.Neste livro estão vários personagens de conhecimento geral do povo de Bom Repouso pois são nada mais nada menos que caminhoneiros conhecidos daqui de nossa cidade que participaram de muitos acontecimentos verdadeiros de minha jornada como caminhoneiro.Entre esta jornada cito muitas delas em Bom Repouso.
O livro VIDA DE CAMINHONEIRO me surpreendeu com a imensa aceitação do publico, pois foram vendidos para vários estados do Brasil e pela internet, já alcançou leitores até de  Portugal por via Ebook. 
Meu segundo Livro se trata da história de uma luta da qual sou Professor, formado por Mestre Roque José dos Santos, que fundou a Academia Santa Isabel aqui em Bom Repouso em 1993. Academia esta que ainda sobrevive até hoje levando o nome de Bom Repouso para várias cidades de Minas e do Brasil sob a supervisão do Professor Joãozinho.Neste livro que se Chama  A MAGIA DA CAPOEIRA  conto a História da capoeira, de seus Mestres mais antigos e suas lutas contra o preconceito,também cito os fundamentos desta luta, suas graduações e significados como também todos os golpes por graduação.Também este livro está tendo boa aceitação sendo vendido pela internet.E neste livro também cito com muita força o nome Bom Repouso MG
Meu terceiro livro foi escrito em uma semana, pois foi uma inspiração Divina que tive sobre a história de Jesus na terra Santa. O livro se chama O ESPECTADOR DOS MILAGRES DE JESUS  nele eu conto com muita simplicidade a história de um garoto fictício que resolve seguir Jesus e se torna o espectador de seus milagres.Um garoto por nome Felipe,um garoto sem fé e muito rebelde sendo que causava muita tristeza aos seus pais por ser maldoso e futuro bandido.Ao saber que Jesus passaria por sua vila este resolve segui-lo para assim desmascará-lo dizendo ser tudo mentira sobre Jesus,mas sua vida muda completamente no momento em que resolve seguir Jesus pela terra santa, neste livro estão várias passagens Bíblicas e muitas parábolas que tive o cuidado de escrever.O livro passa uma mensagem de fé e de esperança.Já estou tendo várias conversas com editoras Católicas sobre a publicação nacional deste livro do qual não cito Bom Repouso em suas histórias mas sim em minha Biografia como filho de Bom Repouso.Também quero lembrar aqui com muito orgulho que o autor do Prefácio deste livro se chama Adriano Geraldo da Silva  Seminarista estudante de Teologia e Bacharel em Filosofia e que também é natural de Bom Repouso.
Enfim meu principal livro , do qual necessito de um apoio das autoridades Municipais para assim realizar um lançamento desta obra aqui em Bom Repouso.Livro este que  conta a história desta linda cidade que se chama Bom Repouso.O livro se chama VIVER EM BOM REPOUSO e são 200 páginas onde a história se da início desde os tempos da fazenda Bom Retiro até os dias de hoje passando por vários personagens de nossa terra,personagens que já se foram e que deixaram marcas de progresso em nossa terra, personagens que ainda estão aqui e que fazem parte de nossas vidas.Para Simplificar vou ler pra vocês a Apresentação do livro VIVER EM BOM REPOUSO.
                                                            Apresentação
Por ter escrito estes três livros e ter realizado o sonho de publicá-los, me veio uma grande idéia, que era de escrever novamente. Mas o que escreveria? Ficção? Cotidiano? O que seria legal e interessante para o publico?
            Então, veio-me á mente escrever sobre minha linda cidade natal, contando suas histórias desde os tempos dos Bandeirantes, desbravadores, que transformaram um simples retiro de índios em uma linda fazenda que mais tarde se tornaria meu lindo Bom Repouso.
            Resolvi contar a história a partir de muita pesquisa, histórias e fatos que aconteceram no decorrer dos anos, desde o primeiro prefeito até os dias de hoje, os Padres que passaram por Bom Repouso, suas conquistas, os Padres que nasceram em Bom Repouso, a história da Matriz, da praça, do Coronel Ananias de Andrade, da genealogia de minha família contando fatos de meus avós, José Bento de Andrade e de Izolina Andrade. Contar um pouco sobre a história da música e da tradição da Banda, os padroeiros São Sebastião e São Roque e também Nossa Senhora do Rosário, como também o início da congada.
            Contar um pouco sobre a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do mundo, que fica em minha linda cidade.
            Não tenho a pretensão de escrever um livro definitivo sobre a história de Bom Repouso. Outros, com certeza, virão. Nem pretendo afirmar aqui minhas identificações políticas culturais e religiosas, pois, uma cidade ou  uma comunidade se fazem  com diferenças de pensamentos e culturas diversas, sendo que devemos respeitar a liberdade de pensamentos e crenças.
            Este livro conta um pouco da história de Bom Repouso. Não se trata, portanto, de uma história acabada e definitiva. 
            Contei com ajuda de muitos que viveram e presenciaram a história de perto, contei com a ajuda de historiadores e pesquisadores de nosso povo. Agradeço a ajuda que me deram.
            Nossa querida historiadora, Rosina Assis de Andrade Mariano,  tem em seu acervo pessoal uma história bem completa sobre  Bom Repouso e seus desbravadores desde os tempos da monarquia, sendo que sua história se dá inicio lá pelas bandas de Mogi Guaçú,  no estado de São Paulo. Com este tesouro que temos em mãos de Dona Rosina Assis de Andrade Mariano, que em breve tenho certeza  será publicado, me senti muito feliz em pesquisar com ela uma parte de nossa história que está esquecida por nosso povo,sendo que fatos estão espalhados por todos os lados de nosso município.
Infelizmente, muitos cidadãos de nossa história com repleto conhecimento de importantes fatos, faleceram levando consigo grande parte da nossa história.
            Consegui reunir um pouco de nossa história com base em documentos antigos e também entrevistas orais, ambos me trouxeram fatos que por mim eram desconhecidos e me levaram para novas interpretações.
            Com certeza, esses fatos também podem não ser precisos e por isso, espero que o leitor seja compassivo e ofereça graciosamente suas criticas construtivas para que possamos, no futuro, melhorar nosso trabalho.
            Resolvi realizar este trabalho com um único intuito: reunir um pouco de nossa história tão esquecida e apresentar um pouco de fatos antigos  e preciosos aos nossos jovens bom-repousenses  que necessitam de conhecimento de sua própria história e evolução.
            Quero aqui neste livro lembrar feitos que levaram nossa cidade ao patamar que se encontra hoje,de pessoas que batalharam e fundaram, com muito orgulho, nossa querida Bom Repouso,dos vultos que se destacaram nas áreas  políticas, sociais,econômicas, religiosas e artísticas de nosso município.
            Com fatos e documentos do acervo de grande importância dos amigos que me ajudaram foi possível realizar este pequeno trabalho, feito com muito amor e carinho para com minha cidade Natal. São fatos que consegui com a historiadora Rosina Assis de Andrade Mariano, com Ronaldo Antonio de Andrade que me revelou muito da história da banda de música, também o Sr. Marcelo Andrade e Silva e a colaboração da Escola Washington Cássio Mariano, ao saudoso José do Carmo Quintino (Zé Procópio) o qual foi pesquisado por mim e me passou muito da história política de Bom Repouso relatada  em seu livro “Quem Vive em Bom Repouso vive mais.”
Também os ex prefeitos que, em entrevista, me revelaram fatos importantes. Os meus amigos Padres e seminaristas que nasceram em Bom Repouso e que me mandaram suas biografias e, porque não, agradecer ao povo de Bom Repouso que, com muito carinho, me contaram histórias de seus antepassados que fizeram parte da vida de Bom Repouso.
            Agradeço a minha família a qual se denomina “Andrade” e que coloquei uma boa parte da genealogia aqui, genealogia de meu avô José Bento de Andrade (Zé Frozino) e de minha Avó Izolina Andrade (Vó Zola) passando por grandes nomes de nossa história incluindo o Coronel Ananias de Andrade.
            Faço aqui homenagens a ilustres moradores que foram importantíssimos no crescimento de Bom Repouso e que já se foram para tristeza de nosso povo, mas que deixaram grandes lições de coragem e aprendizados. 
            Enfim, é um livro para se localizar na história, saber de onde viemos e a importância de nossa cidade, fatos que, para muitos são desconhecidos, por falta de cuidados de nós mesmos. Não podemos ficar perdidos na história. Os fatos têm de ser passados de geração em geração. Creio que estarei fazendo um grande trabalho de construção de nossa evolução na história da cidade de Bom Repouso MG.
            Pessoas importantes não podem ficar esquecidas no tempo, seus feitos precisam ser lembrados, figuras que saíram de Bom Repouso e se destacaram no cenário brasileiro merecem todo o respeito, pois levam consigo o nome de nossa querida cidade.
            Quero também agradecer com muito carinho todas as minhas queridas professoras as quais tanto maltratei em tempos de criança, na Escola Estadual Coronel Ananias de Andrade, escola da qual tenho muitas lembranças felizes e alegres.
            Espero que todos gostem e aprendam um pouquinho da nossa história. Este será um livro da memória de nosso povo, que foi escrito  e pesquisado por um filho de Bom Repouso por nome de Jean Carlos de Andrade.
 E citando uma pequena frase do Livro de meu querido amigo Newton Alfredo Ribeiro de Noronha, “Estiva que Conheci e Aprendi a Admirar” eu finalizo esta apresentação dizendo assim:

       Um Povo sem memória é um povo sem passado e sem futuro”

                                             Obrigado á todos pela atenção!!