LEIA UM BOM LIVRO E PRESTIGIE UM BOM AUTOR


Desde pequenos  ouvimos o quão a leitura é importante para o nosso desenvolvimento mental e social. Ler é um fator muito importante na formação humanística de qualquer pessoa.
Infelizmente, por causa de um modelo de educação retrógrada, na escola começamos a pegar aversão a leitura e são poucos aqueles que apreciam a leitura de um bom livro.
Além disso, a cultura do nosso país pouco valoriza essa arte e consequentemente, o mercado de livros.
Mas mesmo assim, os livros ainda continuam em alta para aqueles que apreciam uma boa leitura. O segredo para ler um bom livro e se tornar um leitor assíduo é escolher um livro não porque todos estão lendo, mas sim um que possua um tema central que lhe agrade.
Haja vista o fato de que não se deve escolher um livro pela capa. O blog Livros & Afins traz super dicas de leitura e ainda lhe dá 8 dicas para ler um livro com eficiência.
São elas:
1 – Pesquise a vida do autor: antes de começar a ler um livro, principalmente um clássico, dê ao menos uma olhada em um artigo de enciclopédia sobre a vida do autor. Não precisa ser uma pesquisa longa. Saber a época em que ele nasceu, com quem o sujeito andava, quem eram os seus conterrâneos e contemporâneos já vai ajudar bastante.

2 – Pesquise a época em que o livro foi escrito: mesma coisa. Situe-se no tempo. Se você começar a ler um livro sem ter a noção do que se passava historicamente quando ele foi escrito será como se você começasse um vôo no escuro e sem decolagem. A situação histórica motivou o autor a escrever sua obra de um jeito e não de outro.

3 – Saiba onde o autor vive e como: se for um autor contemporâneo, pesquise rapidamente sobre o lugar onde ele vive. Vá ao mapa, coloque o dedo sobre a cidade em que ele nasceu. Acredite. Vai ajudar. Você sabe onde fica Lanzarote, nas Ilhas Canárias? Pois é. É onde José Saramago vive hoje.

4 – Leia uma sinopse: essa é controversa. Há quem não recomende. Deixo para que você opte. Mas em alguns casos, esse instrumento pode ajudar a preparar você para o que vai encontrar durante a leitura. Se você for uma pessoa crítica, saberá quando o autor da sinopse tiver se equivocado completamente. Mesmo nesse caso, a sinopse ajudará em seu entendimento.

5 – O livro anterior e o livro posterior: o autor teve outras obras? Qual veio antes e qual veio depois. Situar o livro na bibliografia do escritor é outra forma de entender aquilo que se vai ler.

6 – Com que outras obras o livro se relaciona: em uma época, mesmo que então não se perceba, os livros dialogam entre si e também com livros de épocas anteriores e posteriores. Descubra mais sobre isso e entender e lembrar o que você leu será muito mais fácil.

7 – Enquanto lê, escreva sobre o livro: tudo aquilo para que se dá um uso, ainda que subjetivo e íntimo, tem mais valor. Temos uma tendência a assimilar apenas as coisas a que damos valor. Escrevendo sobre o livro, ainda que apenas um parágrafo, você notará uma sensível diferença. O que ele significou para você? O que se passava em sua vida enquanto você o lia? Esse livro, agora, faz parte de sua própria biografia. Ele é importante. Desde que comecei este blog, lembro com mais facilidade dos livros que li.

8 – Anote no livro: essa eu considero a mais importante. Se você não gosta da idéia de escrever nas páginas de um livro, sugiro que compre dois. Um para guardar e outro para anotar.

Mas se você já é um leitor fanático, uma boa dica é o livro 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer. Nele, o autor diz quais as 1001 obras obrigatórias na vida de qualquer amante dos livros.
Se quizer incluir mais alguns livros em sua leitura também existem os livros do autor Jean Carlos de Andrade que são belos e interessantes livros,com diversão garantida para quem os ler,são eles :
VIDA DE CAMINHONEIRO,A MAGIA DA CAPOEIRA,O ESPECTADOR DOS MILAGRES DE JESUS, e HISTÓRIAS E LENDAS DE BOM REPOUSO MG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA NO SUL DE MINAS

A Batalha dos Anjos

Mulher Brasileira